A musculatura profunda do abdome atua de forma muito importante na estabilização do quadril e da lombar. Independente de o esporte principal ser o ciclismo, a corrida, a natação, ou o nada-pedala-corre, um bom fortalecimento do core e conscientização dessa musculatura pode trazer inúmeros benefícios para o atleta.
Com essa região forte e estável, resta colher os frutos de menor fadiga, melhor estabilização durante a realização do gesto esportivo de cada esporte (principalmente em membros inferiores), prevenção de dores e desconfortos na região lombar, entre outros. Com o fortalecimento do core, toda a força e potência de outros grupos musculares é melhor aproveitada, e com apenas alguns minutos algumas vezes na semana associados à sua rotina de treinamento de força, esses exercícios já podem fazer a diferença!
O ideal é sempre que possível realizar os exercícios sob a supervisão de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Durante a realização dos exercícios para fortalecimento do core, é muito importante o foco na respiração (inspiração pelo nariz, expiração pela boca) e na ativação da musculatura do abdome, que ajudarão a manter a postura adequada e enfatizar ainda mais o trabalho do nessa região.
Confira o vídeo
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=UnFgSjpB5G0[/embed]