Entenda como a atividade física ajuda a prevenir o AVC e doenças cardiovasculares
Exercícios regulares fortalecem o coração, reduzem a pressão arterial, melhoram os níveis de colesterol e aumentam a circulação, prevenindo doenças cardíacas e AVCs.
Existem diversas evidências explicando que o exercício físico regular reduz o risco do AVC, além de ter efeito favorável na redução do peso corporal e da coagulação sanguínea. Os exercícios físicos, sob orientação médica, aumentam a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão arterial do corpo em repouso - o que diminui o risco do acidente vascular cerebral.
As causas mais comuns de um AVC são: hipertensão arterial, tabagismo, vida sedentária, doenças cardíacas, níveis elevadores de colesterol, diabetes, obesidade e estresse emocional. O AVC isquêmico (mais comum) é quando uma artéria do pescoço ou do cérebro se obstrui por um trombo (coágulo) ou placa de gordura, provocando a falta de irrigação de sangue em uma parte do cérebro.
Aí é que entra a atividade física: além de proporcionar sensação de bem-estar, a prática melhora a autoestima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos e traz benefícios ao organismo. A prática de forma correta e disciplinada ainda auxilia na redução da gordura corporal, aumento da massa muscular e redução dos níveis de açúcar no sangue, além de melhorar na capacidade pulmonar e aumentar o aproveitamento do consumo de oxigênio.
Não se esqueça de que é necessário sempre consultar um médico e seguir um plano de atividades com acompanhamento de um educador físico e um nutricionista.
Sobre o Evento
O esporte e a prática regular de atividades físicas contribuem para uma vida mais saudável. Com entrada e participação gratuitas, nossa Vila da Saúde oferecerá palestras, aulas especiais e exames rápidos que auxiliam no diagnóstico de doenças cardiovasculares e seus principais fatores de risco, como diabetes e hipertensão, entre outras ativações orientadas à prevenção de enfermidades que em larga escala afligem a população brasileira.