Após os 50 anos, é natural a redução dos níveis hormonais, um maior acúmulo de gordura e a diminuição do tônus muscular. Em mulheres, a menopausa traz efeitos sobre cérebro, pele, músculos e ossos, além dos impactos emocionais.
A atividade física é fundamental em qualquer idade, especialmente nesta fase da vida - auxiliando no combate a tensão, estresse e dores crônicas. É sempre necessário começar com cuidado, para evitar lesões - a menos que você possua um histórico de preparo. O acompanhamento médico e de um preparador físico é imprescindível, afinal um especialista saberá definir o tipo de exercício, frequência e intensidade apropriada.
Como começar a se exercitar?
Os alongamentos preparam o corpo para a atividade física e auxiliam na recuperação após a prática. Devem ser feitos antes e depois de treinar.
Fortalece a musculatura e as articulações, melhora o ritmo cardíaco e, quando feita sob o sol, garante a dose diária de vitamina D.
É a garantia certa para obter massa magra e maior disposição. A prática deve respeitar os limites do seu corpo e ser feita sob acompanhamento de um preparador físico.
Essa prática colabora com a mobilidade urbana sustentável, além de trabalhar a musculatura das pernas e abdômen, também fortalece as articulações dos joelhos, tornozelos e quadris. Para os que possuem artrite, andar de bicicleta ajuda a reduzir as dores da inflamação.
Força, flexibilidade, postura e coordenação motora são os pilares desse esporte, ideal para prevenir as dores nas costas.
A yoga fornece força, flexibilidade e correção postural. Diferente do pilates, a prática trabalha estabilidade e equilíbrio de maneira singular, além de fortalecer o pulmão.
- Natação ou hidroginástica
De baixo impacto para as articulações e tendões, ambos os esportes atuam na manutenção física de maneira completa, estimulando movimentos de todos os músculos corporais.
Sobre o Evento
O esporte e a prática regular de atividades físicas contribuem para uma vida mais saudável. Com entrada e participação gratuitas, nossa Vila da Saúde oferecerá palestras, aulas especiais e exames rápidos que auxiliam no diagnóstico de doenças cardiovasculares e seus principais fatores de risco, como diabetes e hipertensão, entre outras ativações orientadas à prevenção de enfermidades que em larga escala afligem a população brasileira.